domingo, 28 de dezembro de 2014

*A FORMIGA E A BARATA


*A Formiguinha e a Barata
                   (fase mágica 6 a 7 anos)
                                          Sonia Nogueira

A formiguinha e a barata gostam da comida que fica em cima da mesa, no fogão. Por isso, na casa da Sony, a mesa está sempre limpa os pratos lavados.
A dona barata precisava de alimento para o casamento da sua filha baratinha. A baratinha namorava o Baratoa preguiçoso, e não queria trabalhar. Mas tem que trabalhar Baratoa, dizia a dona barata. Vamos carregar o queijo da casa da Sony para a festa do seu casamento.
Vamos pedir a ajuda das formiguinhas, elas são trabalhadoras e amigas.
Ô de casa!
Ô de fora!
Queremos sua ajuda, formiguinha. Precisamos de queijo para o casamento da baratinha e temos que trazer da casa da menina Sony.
Vamos à noite lá, está bem? Junte muitas formiguinhas e com muitas baratinhas cada qual traz um pedaço.
Fizeram uma fileira de formigas e baratas e foram à procura do queijo. Chegaram à casa da Sony, todos dormiam. Começaram a picar o queijo. De repente, uma luz acendeu. A Sony foi tomar água. Todos correram se esconderam. Tentaram novamente. Acendeu novamente a luz, a empregada chegou da rua. Todos correram e se esconderam.
Passaram a noite, de pedacinho em pedacinho, até que conseguiram uns bons pedaços de queijo.
Ao amanhecer, o queijo todo picado. - Mãe, este queijo não serve. O rato roeu não podemos comer para não adoecer.
Jogaram o queijo no lixo. Foi um festão. As formigas e as baratas passaram três dias carregando queijo. No dia da festa do casamento a casa da dona barata estava arrumada. Muitos convidados, formigas, besouros, pulgas, percevejos.

A empregada chegou para fazer limpeza acabou com a festa. Expurgou o local. A Baratinha e o Baratoa ainda não estavam no local. Salvaram-se, casaram e formaram nova família. E começou tudo de novo. Trabalhar a procura de alimento.

Do livro: Contação de História Infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário